Cafeterias Históricas do mundo

Cafeterias Históricas do Mundo: Uma Viagem Aromática e Cultural

O aroma do café transcende o tempo e nos leva a cafeterias históricas, onde personalidades famosas se reuniam para conversar, criar e se inspirar. Vamos explorar algumas dessas joias do passado.

A primeira cafeteria do mundo foi inaugurada em 1475 em Constantinopla, hoje conhecida como Istambul. Os visitantes conversavam, fofocavam e ficavam sabendo das novidades enquanto saboreavam seu café preferido.

No Brasil, o café chegou em 1727, entrando pelo estado do Pará e sendo cultivado na cidade de Belém, trazido pelo militar Francisco de Melo Palheta. A Confeitaria Colombo, fundada em 1894 no Rio de Janeiro por imigrantes portugueses, também é uma parte importante da história brasileira, sendo uma das mais respeitadas casas comerciais do país.

Andando pelas ruas históricas de Gaziantep, na Turquia, encontra-se o Tahmis Kahvesi, uma joia do mundo do café. Fundado em 1635 por Mustafa Ağa Bin Yusuf, um agha turcomano e Bey de Sancak, este café tem servido aos amantes do café por quase quatro séculos. Originalmente estabelecido para gerar receita para o museu Mevlevihane Tekkesi, o Tahmis Kahvesi é hoje um marco histórico, listado entre as marcas e locais de café mais antigos do mundo.

  • Café Tortoni (Buenos Aires, Argentina) 1858

Fundado em 1858, o Café Tortoni é um tesouro do século XIX. Com seu teto de vitrais e luminárias Art Nouveau Tiffany, transporta os visitantes para uma época passada. Personalidades como Casanova, Lord Byron e Charles Dickens frequentaram esse espaço.

  • Café Central (Viena, Áustria) 1876

Frequente de Stefan Zweig a Sigmund Freud, o Café Central em Viena era o ponto de encontro para intelectuais austríacos. Sua grandiosidade inspirada na arquitetura veneziana e florentina atraiu literatos e artistas.

  • Café Louvre (Praga, República Tcheca) 1902

Fundado em 1902, o Café Louvre é um refúgio para dias cinzentos. Visitantes famosos incluem Albert Einstein e Franz Kafka. Uma parada perfeita entre as muitas atrações de Praga.

  • Queen’s Lane Coffee House (Oxford, Inglaterra) 1654

Reivindicando ser a mais antiga casa de café da Europa, o Queen’s Lane Coffee House foi estabelecido em 1654. Dizem que J.R.R. Tolkien (Escritor e filólogo inglês, autor das obras de alta fantasia “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”) também frequentava o local.

Aproveitando a oportunidade, já que estamos falando de café, que tal dar uma passadinha aqui no Baristrô e provar um de nossos cafés selecionados!? Estamos te aguardando.