Cápsulas de café

CAFÉ EM CÁPSULA IMPACTA 14 VEZES MAIS O MEIO AMBIENTE

De fato, trocar o popular café passado no filtro de papel pela cápsula é 14 vezes mais prejudicial ao meio ambiente. O dado é do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que comparou em uma pesquisa o impacto ambiental entre os métodos.

Dá para afirmar que o impacto do papel é menor, tomando como base os aspectos consumo de energia e matéria-prima virgem. Para uma tonelada de papel produzido com madeira de reflorestamento, há geração de 22 kg de resíduos. Já o mesmo montante de alumínio [material usado nas cápsulas] gera 183 kg.

O PROCESSO DE RECICLAGEM

Apesar de as marcas contarem com programas de reciclagem, logística reversa e de coleta de cápsulas, há controvérsias sobre a real capacidade de destinar corretamente esses resíduos.

Fora isso, é necessário contar sobretudo com o engajamento do consumidor, para que ele leve aos pontos de coleta. Mesmo em cidades com programas municipais de coleta seletiva, não há garantia de que elas sejam recicladas.

Na esteira dos recicláveis, na maioria das vezes, só os plásticos rígidos entram, os flexíveis acabam indo para aterros sanitários.

Já a ABIC é categórica em dizer que as cápsulas são todas recicláveis, seja qual for o material (a maioria das marcas utiliza uma mistura de plástico e alumínio – a Nespresso utiliza apenas alumínio). “As cápsulas são compostas por material não perigoso e similar ao utilizado em diversas embalagens disponíveis no mercado para produtos alimentícios”, frisa a associação.

CÁPSULAS DE CAFÉ

No mercado de café, a máquina de cápsula abriu as portas para os cafés “diferenciados”, sendo vendido como uma “bebida superior”.

A cápsula mostrou ao público que existe diversidade de: terroirs, pontos de torra, variedades de plantas, métodos de beneficiamento, entre outros. Esse mundo de café diversificado era restrito a pequenos grupos de fanáticos por café.

A cápsula abriu os olhos dos brasileiros para mostrar o café por um ponto de vista nunca visto antes, sendo comparado ao vinho. Os cafés eram simplesmente bebidos, sem qualquer análise de sensações e sabores.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS CÁPSULAS DE CAFÉ

Depois de muita polêmica, mitos e verdades sobre o café em cápsula, te apresentaremos com franqueza as vantagens e desvantagens dela. Assim, você pode ponderar se é útil para você ou não.

Começando pelas desvantagens das cápsulas de café, podemos citar alguns pontos importantes. Veja só:

1 – Limitação das experiências, ou seja, você ficará preso a apenas um sabor de café daquela determinada cápsula. Isso porque existem uma variação muito menor de cafés diferentes em cápsula ao comparar com o café em grão ou moído. Quando pensamos na limitação da máquina, isso fica ainda mais restrito, pois você ainda precisará de cápsulas que funcionem no modelo da sua máquina.

Também não terá como ajustar a moagem, o tempo de preparo, etc. Nesse sentido, o barista ou quem for preparar o café não terá chances de ajuste nenhum.

2 – Você não terá certeza do que tem lá dentro da cápsula de café. Você precisará confiar 100% na marca da cápsula ou da máquina que investiu. Inclusive, fizemos um teste abrindo uma cápsula de café da Nespresso e da Dolce Gusto.

3 – O custo poderá ser mais alto. Fizemos uma média de preço entre cápsulas de café de variadas marcas, o resultado foi R$2,00 a cada 5g de café em cada uma delas. Em outras palavras, isso dá R$400 por quilo de café.

4 – A reciclagem das cápsulas. Atualmente, a Nespresso tem um sistema de reciclagem de cápsulas de café em que o cliente envia as cápsulas utilizadas de volta para as boutiques da marca para o devido processamento. Porém, quem não tem muito cuidado com essas cápsulas de café são os próprios consumidores.

Um dado publicado em 2018 mostra que foram produzidas mais de 56 milhões de cápsulas de café, mas só foram recicladas 5% dessa grande massa. Na Alemanha, em 2016, o governo de Hamburgo proibiu o consumo de cápsulas de café em escritórios e empresas visando diminuir a poluição do meio ambiente provocada pelo material que é produzido.

Em contrapartida, também precisamos considerar as vantagens do café em cápsula que talvez você nunca parou para perceber de fato. Veja quais são:

1 – O preparo em monodose. Como sempre defendemos, preparar o café para consumo imediato evita o desperdício. O maior consumidor de cafés no Brasil é o ralo da pia, infelizmente.

2 – A quantidade de cápsulas disponíveis no mercado de cafés. Sim, apontamos que são menos opções, mas vale ressaltar que hoje já se tem muitas marcas disponibilizando seus cafés em cápsulas.

3 – Padrão na extração da bebida. Afinal, este era o grande motivo de sua existência, um café prático e sempre no mesmo padrão.

4 – Custo benefício de acordo com o seu estilo de vida. O desafio é encontrar uma cápsula de café com qualidade.

5 – A comodidade do preparo. Um clique e problema resolvido!

6 – Ajuda na evolução do paladar, afinal, estamos falando do café espresso. Diferente do café coado, o café espresso é uma bebida mais complexa e muitas pessoas têm dificuldade em adaptar ao sabor.

No entanto, com a cápsula de café em casa, você poderá trabalhar a evolução desse hábito.

Por fim, após analisar essas vantagens e desvantagens do café em cápsula, é sempre bom lembrar que é sim uma solução bem prática para tomar seu café no dia a dia. Porém, nada melhor que preparar seu café na hora, no seu método de preparo favorito, na moagem certa, do jeitinho que você gosta. Não é mesmo?

Nada substitui este ritual sagrado para cafezeiros!

DICAS PARA COMPRAR CÁPSULAS DE CAFÉ

Existem alguns pontos importantes para você considerar antes de comprar cápsulas de café. Então, tome nota deles:
1 – Primeiro, olhe no espelho e veja qual marca mais combina com você. A maioria das cápsulas de café produzidas no Brasil atualmente são de marcas de café que também vendem cafés em grão, moído, etc. Portanto, se determinada marca já costuma vender “café” extra forte e lança uma cápsula, não tem como você esperar qualidade dela.

2 – Leia o rótulo e verifique a intensidade da torra. Escolha sempre as torras mais claras.

3 – Procure marcas que você já conhece ou já consome. Assim, você ficará mais seguro quanto à qualidade.


Aproveitando a oportunidade, já que estamos falando de café, que tal dar uma passadinha aqui no Baristrô é provar um de nossos cafés selecionados!? Estamos te aguardando.